COMO ANALISAR UMA PROPOSTA DE ENERGIA SOLAR?
 
O mercado de energia solar está altamente aquecido, e hoje existem inúmeras empresas atuando no segmento, o que ajudou bastante na redução do custo de implantação de um sistema de energia solar fotovoltaica.

No momento de adquirir o sistema é muito comum que se faça orçamentos com várias empresas para buscar o melhor custo benefício, e é neste momento onde aparecem as maiores dúvidas dos clientes, pois cada empresa apresenta uma proposta diferente da outra, o que confunde a cabeça de quem não entende muito do assunto.

Para ajudar na análise das propostas, elaboramos os pricipais tópicos que se deve analisar nas propostas apresentadas.

POTÊNCIA DO SISTEMA

O primeiro item que se deve analisar é a potência do sistema proposto, pois é ela que vai determinar a energia que será gerada. Muitas das vezes o cliente fica preso na informação da quantidade de placas e não se atentam na potência de cada uma delas. Existem muitos fabricantes no mercado, e cada um oferecendo placas de diversas potências (330wp, 335wp, 360wp, 400wp) e o que vai determinar a geração é o somatório das potências das placas.

Exemplo: Após o envio das informações para dois fornecedores, o cliente recebe do fornecedor 1 uma proposta com 16 placas de 335wp, e do fornecedor 2 uma com 15 placas de 360wp. Isso quer dizer que o sistema proposto pelo fornecedor 1 irá gerar mais energia do que o proposto pelo fornecedor 2, pois possui uma placa a mais? A resposta é não.

Se instaladas em mesmas condições, as 15 placas de 360wp irão gerar mais energia que 16 placas de 335wp, pois o que vai determinar a geração é a potência total de placas, que neste caso temos:

Fornecedor 1 => 16 x 335wp = 5.360wp = 5,36kwp (potência do sistema)
Fornecedor 2 => 15 x 360wp = 5.400wp = 5,40kwp (potência do sistema)

Como a proposta do fornecedor 2 possui uma potência um pouco maior, ela irá gerar um pouco mais de energia.

POTÊNCIA, QUANTIDADE E FABRICANTE DOS INVERSORES


Outro fator importante que se deve avaliar é a potência de inversores. Na maioria das propostas a potência total dos inversores será menor do que a potência total de placas, isso para que se busque o máximo de geração no menor custo de implantação.
 
O sistema dimensionado com uma potência de placas com até 20% a mais que a potência dos inversores, não se tem diferenças significativas na produção, a partir de 20% começamos a ter uma perda maior. Existem inversores que suportam até 50% a mais de potência de placas, mas devemos tomar cuidado, pois quanto maior for esta relação, por mais tempo o inversor irá trabalhar em máxima potência, o que poderá diminuir sua vida útil.
 
A quantidade de inversores também é muito significativa na hora de analisar a proposta, pois quanto maior o número de inversores, mais alto tende a ser o valor da proposta.
 
Por último, pesquise sobre a marca do inversor, verifique se é uma marca com muito tempo de mercado, não só nacional, mas também mundial, pois existem fabricantes que estão a bastante tempo no mercado mundial, porém são novos no mercado nacional. Verifique se a empresa que está importando os equipamentos é sólida e que possua uma equipe técnica para dar suporte e assistência em caso de algum problema no equipamento.
 
QUALIDADE TÉCNICA DA EMPRESA
 
Com o crescimento do setor, muitas empresas surgem com o intuito de aproveitar o mercado e ganhar dinheiro, e para reduzir o custo não registram a empresa no conselho do setor, não possuem engenheiro eletricista em seu quadro técnico, e na maioria das vezes, contratam um para elaborar o “projeto” e este profissional, muita das vezes, nunca pisa na obra.
 
Procure sempre uma empresa estruturada, com local fixo, que possua engenheiro eletricista em seu quadro técnico e que tenha o registro no CREA, pois a instalação de energia solar fotovoltaica é um serviço de engenharia e precisa ser acompanhado por um profissional técnico qualificado. Uma empresa que executa uma atividade de engenharia, sem possuir o seu registro no CREA, está atuando de forma irregular.
 
Veja quantos sistemas instalados a empresa possui, faça contato com os clientes para saber da sua satisfação e se o sistema está funcionando corretamente.
 
Com estas informações, será mais fácil fazer a primeira avaliação nas propostas, mas sempre aconselho nunca se decidir apenas por preço, pois o sistema de energia fotovoltaico não é apenas um produto, mesmo que sejam os mesmos equipamentos apresentados. Saiba que além dos equipamentos há uma prestação de serviço, e este é o maior diferencial da proposta.
 
  • foto
  • foto
  • foto
Copyright ©2019 - JMS ENGENHARIA E ENERGIA SOLAR LTDA
Design by: